3 sinais comuns de câncer de cérebro que acabam negligenciados

Medicina Notícias

O Brasil registra cerca de 11 mil casos de câncer de cérebro todos os anos, sendo que o índice de mortes em decorrência dessa doença chega a 9 mil.

Diante desse preocupante índice de mortalidade, é importante estar alerta referente à negligência de alguns sinais que poderiam ser sintomas iniciais desta doença.

Créditos: iStock/SciePro

Os sintomas e fatores de risco do câncer de cérebro

O que é câncer de cérebro?

O câncer de cérebro é uma condição caracterizada pelo desenvolvimento anormal de células dentro do cérebro que resulta em um ou mais tumores.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), esse tipo de câncer, juntamente com tumores na medula espinhal, recebem a denominação de cânceres do sistema nervoso central.

O câncer de cérebro pode se manifestar como:

  • Câncer de cérebro primário: neste caso, é o próprio cérebro que origina o tumor.
  • Câncer secundário: aqui, o tumor tem outra origem, frequentemente de células cancerígenas em órgãos como mama, rim ou pulmão, e se espalharam ao cérebro através de um processo chamado metástase.

Fatores de risco para a doença

As causas exatas que levam ao desenvolvimento dos tumores cerebrais ainda não são totalmente claras. Similarmente a outros tipos de câncer, a doença presumivelmente resulta de uma combinação de fatores internos e externos.

A Sociedade Americana de Câncer indica que mutações genéticas, tanto de herança familiar quanto adquiridas ao longo da vida, são centrais nessa discussão.

Entre as principais causas possíveis estão fatores hereditários como a neurofibromatose, esclerose tuberosa, síndrome de Li-Fraumeni e síndrome de von Hippel-Lindau, bem como exposição a toxinas ambientais, como arsênico, chumbo, mercúrio, óleo mineral e poliaromáticos.

Sinais do câncer de cérebro que podem passar despercebidos

Sintomas como sonolência, dor de cabeça e fraqueza não devem ser ignorados ou considerados parte do estilo de vida descuidado do mundo moderno.

Isso porque esses podem ser sinais de um tumor cerebral crescente, e é crucial respeitar os avisos do nosso corpo e procurar ajuda médica quando tais sintomas se tornam persistentes.

A sociedade está condicionada a desvalorizar sintomas menores devido à conveniência da autodiagnose por meio da internet. O problema é que os sintomas de um tumor cerebral podem ser muito semelhantes aos de condições médicas comuns.

Portanto, é importante ir a um médico que seja capaz de diagnosticar adequadamente um problema de saúde por meio de exames e consultas necessárias.

Sonolência pode ser sinal de carência da vitamina

Créditos: iStock/SamuelBrownNG

Sonolência pode ser sinal de carência da vitamina

Outros sintomas da doença

O cérebro é um órgão incrivelmente complexo, dividido em várias partes que controlam diferentes funções do corpo. Dependendo da parte do cérebro afetada pelo câncer, a doença pode apresentar uma variedade de sintomas. 

Em alguns casos, a doença pode acabar sendo silenciosa, ou seja, ela progride sem manifestar sintomas claros.

Os sinais de alerta mais comuns de um tumor cerebral incluem:

  • Dores de cabeça persistentes, principalmente ao acordar;
  • Perda de força ou fraqueza;
  • Alterações na linguagem, como falar embolado;
  • Alterações visuais, como ver embaçado;
  • Crise convulsiva;
  • Epilepsia em indivíduos sem histórico prévio da doença.

Reconhecer estes sintomas cedo pode aumentar as chances de sobrevivência e eficácia do tratamento.

Importância do diagnóstico precoce

Assim como os demais tipo de câncer, o diagnóstico precoce do câncer de cérebro também é essencial para um tratamento mais eficaz e menos agressivo.

O diagnóstico geralmente é feito através da ressonância magnética craniana ou tomografia craniana com contraste. Caso se confirme a doença, estudos histopatológicos do tumor serão obtidos através de biópsia ou cirurgia de remoção.

Além disso, manter o diálogo aberto com os médicos e relatar quaisquer sintomas persistentes ou incomuns é vital para manter a saúde do cérebro.



Fonte: Externa

BRAIP ads_banner