Alho ajuda a manter a saúde em dia; confira o melhor jeito de usar
Alimento é aliado no controle das taxas de colesterol e açúcar no sangue
Bom para o peito
O alho é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha e coleciona evidências de seu papel na proteção cardiovascular, sobretudo como agente aliado contra a hipertensão.
Uma revisão de estudos ainda aponta a redução dos níveis de LDL, considerado o colesterol ruim, e um discreto aumento do HDL, conhecido como o bom colesterol. Tais efeitos também têm ação protetora do sistema cardiovascular.
Mais vantagens
Os pesquisadores ainda viram que substâncias do vegetal atuam no equilíbrio da produção de insulina, hormônio que permite a entrada da glicose (açúcar) dentro das células. Assim, contribuiria para a redução do risco de diabetes do tipo 2.
Os responsáveis
Por trás dos achados, estão os compostos organossulfurados, com destaque para ajoeno, alicina e aliina. Mas ainda é preciso investigar mais a fundo essas ações do alho no organismo.
Fama antiga
De qualquer forma, não é de hoje que o alho é considerado benéfico. Seu efeito antimicroniano é conhecido, por exemplo. Ele ainda contribui com fibras de ação prebiótica, que favorecem a saúde da microbiota.
Como usar
Pesquisas sugerem que, para se valer de todos os atributos desse alimento, o ideal é consumi-lo cru ou, no máximo, acrescentá-lo ao final das preparações.
Mas, se preferir, também dá para priorizá-lo no refogado que serve de base para tantas preparações, caso do arroz com feijão, e até na finalização de molhos e massas.
Alimento é melhor
Vale salientar que é sempre recomendável priorizar o alimento em si. Cápsulas de alho devem ser consumidas somente com orientação.
Veja mais informações sobre o alho.
Leia a reportagem
Veja mais Web Stories