Bauru recebe 3,5 mil testes rápidos para detecção de casos de dengue na rede pública; veja quando fazer

Medicina Notícias

A Secretaria de Saúde de Bauru (SP) recebeu, nesta sexta-feira (15), 3.500 unidades de testes NS1 para detecção da dengue.

Segundo a pasta, todas as unidades da atenção primária e de urgência e pronto atendimento receberão os testes até segunda-feira (18). Eles foram adquiridos em processo de licitação, mas devido ao aumento dos casos de dengue em todo o país, houve um atraso para a entrega pela empresa vencedora da licitação e fornecedora do insumo.

Os testes de antígenos NS1 tem como alvo uma proteína específica do vírus da dengue, chamada NS1 e está presente nos quatro sorotipos da dengue, sendo sensível durante os primeiros dias de infecção da doença, quando o vírus está se replicando no organismo.

Segundo o Governo Estadual, até a última sexta-feira, já foram registrados 1.064 casos da doença em Bauru, com uma morte confirmada. Diante do cenário, muitos moradores têm recorrido aos testes como método de triagem.

Desde 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação de testes em farmácias para identificar a presença do vírus no organismo dos pacientes. O custo é a partir de R$ 60.

O g1 explica, abaixo, o que você precisa saber sobre os exames.

Teste de antígeno NS1

Sorologia

Diferente dos testes da Covid, os produzidos para dengue não podem ser feitos sem a supervisão de um profissional da área da saúde.

Eles podem ser comprados em farmácias e devem ser feitos no próprio local, de forma rápida e segura. Além de serem capazes de detectar os casos positivos da doença, são importantes para fins epidemiológicos.

Assim que o resultado é analisado pelo farmacêutico, o profissional fica responsável por notificar as autoridades de saúde.

De acordo com Danillo Lucas Alves Espósito, os testes apresentam alta eficácia, mas não podem ser considerados como diagnósticos para a doença.

“Eles têm uma especificidade e uma sensibilidade alta, em torno de 95%. Então esses testes vão dar positivo se você estiver. A gente vai conseguir detectar essa doença um pouco mais precoce. Com isso, a chance dela desenvolver para uma doença um pouco mais grave é muito menor”, diz.

Espósito explica que, apesar de eficazes, os testes de dengue funcionam como uma triagem, já que o diagnóstico deve ser obtido por meio de uma avaliação médica.

“O farmacêutico vai orientar a procura do atendimento médico para que seja feito o diagnóstico. O que o farmacêutico também pode orientar é a hidratação e, no caso de febre, dipirona ou paracetamol.”

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner