Consumo deste alimento à noite pode ajudar a perder peso

Medicina Notícias

Créditos: iStock/domoyega

Alimento ideal para consumo noturno ajuda a ter vida saudável e a perder peso

Quando se trata de adotar um estilo de vida saudável, é comum receber conselhos como a prática diária de exercícios, ter um bom descanso noturno e comer de forma adequada.

No entanto, um alimento que nem todas as pessoas incluem em sua dieta possui benefícios múltiplos para o corpo e ajuda na perda de peso: o ovo.

Os benefícios do ovo na dieta diária

Cada alimento que consumimos desempenha um papel crucial em nossa saúde. Entre vários alimentos nutritivos, o ovo, de acordo com o ABC de España, é um deles.

Embora no passado esse alimento tenha sido criticado devido ao seu teor de colesterol, hoje é considerado uma excelente opção para ser incluído no jantar.

Os ovos oferecem diversos benefícios, especialmente se consumidos na última refeição do dia. A melhor maneira de prepará-los para manter uma dieta saudável seria cozinhá-los, evitando o uso de óleo.

Eles são uma opção de alimento com baixo teor de calorias, mas com alta sensação de saciedade, o que pode ajudar na redução da ingestão calórica total ao longo do dia, contribuindo para a perda de peso.

Valor nutricional dos ovos

O primeiro benefício dos ovos é o seu alto valor nutricional, pois são ricos em proteínas, vitaminas e minerais de alta qualidade, essenciais para o corpo.

Segundo um relatório do Centro de Informação Nutricional (CIN), “o ovo contém os 9 aminoácidos essenciais para o corpo humano e é vital em todas as fases da vida”.

Conheça os benefícios do ovo para a saúde

Créditos: iStock/ThamKC

Conheça os benefícios do ovo para a saúde

Benefícios do ovo

Regula açúcar no sangue e reduz estresse

Os ovos também são importantes por sua capacidade de diminuir o nível de açúcar no sangue, ajudando a manter a glicose estável durante a maior parte da noite. Como consequência, ele também regula o hormônio do estresse.

Aliado à saúde e à prática de exercícios

Além disso, o ovo é um alimento delicioso, saudável, sem glúten nem lactose, sem conservantes ou aditivos. É um alimento adequado para celíacos, diabéticos e intolerantes à lactose. A inclusão de ovos nas refeições melhora a qualidade nutricional das preparações.

Para os atletas e frequentadores de academia, o ovo é ideal, pois ajuda a manter e desenvolver a massa muscular, além de prevenir a perda de força. Dessa forma, ele contribui para o anabolismo.

Controle do colesterol ruim

Além disso, estudos indicam que o consumo regular de ovos eleva o nível do colesterol bom (HDL) e diminui o colesterol ruim (LDL).

Fortalece os ossos

A vitamina D presente nos ovos ajuda na absorção de cálcio, promovendo a saúde óssea e prevenindo doenças como osteoporose.

Melhora a saúde do cérebro

Os ovos são uma excelente fonte de colina, um nutriente essencial para a saúde do cérebro, sendo importante para a função cognitiva e a saúde do sistema nervoso.

Promove a saúde do coração

Estudos mostraram que o consumo moderado de ovos pode estar associado a uma redução no risco de doenças cardiovasculares, principalmente quando incluído em uma dieta balanceada e saudável.

Fácil de preparar e versátil

Os ovos são acessíveis, fáceis de preparar e extremamente versáteis, podendo ser cozidos, fritos, mexidos, usados em omeletes, saladas e diversas outras receitas.


Para concluir, podemos afirmar que o ovo é um dos alimentos mais completos para quem busca uma dieta saudável.

E um benefício adicional pouco conhecido até recentemente, é que o consumo de ovos à noite pode oferecer diversos benefícios para a saúde.



Fonte: Externa

BRAIP ads_banner