Líderes de oposição da Venezuela ganham prêmio de direitos humanos da União Europeia | Mundo

Medicina Notícias

Os líderes da oposição na Venezuela, María Corina Machado e Edmundo González Urrutia, receberam, nesta quinta-feira (24), o Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento da União Europeia (UE), a máxima distinção do bloco em matéria de direitos humanos.

Machado era a candidata da oposição para enfrentar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, nas disputadas eleições presidenciais de julho, até ser inabilitada pelo governo. González, que nunca havia concorrido a uma eleição antes, ocupou seu lugar semanas depois.

Após a eleição, ocorreu uma repressão generalizada pelo governo contra a população que manifestava contra a reeleição de Maduro, incluindo violações de direitos humanos. Depois da votação, Machado se escondeu por medo de sua vida, e um tribunal venezuelano emitiu uma ordem de detenção contra González, que se exilou na Espanha.

“Este parlamento está com o povo da Venezuela e com María e Edmundo em sua luta pelo futuro democrático de seu país”, acrescentou Metsola, ressaltando que “confiamos que a Venezuela e a democracia acabarão prevalecendo”.

O prêmio concedido pela UE, que leva o nome do dissidente soviético e Nobel da Paz Andrei Sajarov, foi criado em 1988 para reconhecer pessoas ou grupos que defendem os direitos humanos e as liberdades fundamentais.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner