Chris Kempczinksi, que foi nomeado presidente e CEO do McDonald’s no final de 2019, sucederá o presidente do McDonald’s, Enrique Hernandez Jr., que está se aposentando após 28 anos, no conselho da empresa de Chicago. A transição acontecerá na reunião anual da empresa, prevista para maio.
Mas os CEOs subsequentes da empresa quebraram esse padrão. Don Thompson atuou como presidente e CEO de 2012 a 2015, enquanto Steve Easterbrook foi presidente e CEO de 2015 a 2019. Kempczinski assumiu como presidente e CEO depois que Easterbrook foi demitido por ter um relacionamento consensual e não físico com um funcionário.
Kempczinski ingressou no McDonald’s em 2015 como vice-presidente executivo de estratégia, desenvolvimento de negócios e inovação. Antes disso, ele passou mais de 25 anos em cargos seniores na Procter & Gamble, PepsiCo e Kraft.
“Tendo atuado ao lado de Chris, que está agora em seu quinto ano como CEO, sei que ele está em uma posição única para unificar as duas funções de CEO e presidente, para garantir que o McDonald’s avance em sincronia com o cenário empresarial e social em constante mudança de hoje”, disse Hernandez, em comunicado.
O McDonald’s também anunciou a nomeação de Mike Hsu, presidente e CEO da Kimberly-Clark Corp., como diretor independente do conselho.
Kempczinski disse que Hsu é um veterano da indústria de produtos de consumo com uma perspectiva global, o que ajudará o McDonald’s a embarcar num período de crescimento sem precedentes. Em dezembro, a empresa anunciou um plano para abrir cerca de 10 mil restaurantes McDonald’s em todo o mundo durante os próximos quatro anos.
O McDonald’s observou que o conselho manteria seu status de 50% ou mais de seus membros representando diversas origens após as mudanças.