O prazo para a entrega do Imposto de Renda 2024 começou no dia 15 de março e vai até 31 de maio. De acordo com a Receita Federal, espera-se que 43 milhões de declarações de IRPF sejam entregues este ano. E se você está entre esses contribuintes, confira agora o que é a declaração pré-preenchida e se é indicada para você.
A opção disponibilizada pela receita federal exige requisitos simples para quem escolhe essa forma de declarar o IR, além de oferecer vantagens como prioridade no recebimento da restituição com possibilidade de pagamento via pix. Confira!
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar
O que é declaração pré-preenchida?
Este tipo de declaração é aquele cujo preenchimento de quase todas as informações é feito de forma automática. Deste modo, informações como rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais são automaticamente preenchidos.
Na declaração pré-preenchida, a Receita tem como base a Declaração de Imposto Retido na Fonte (Dirf) das pessoas jurídicas pagadoras, empresas do ramo de imóveis e de prestadores de serviços de saúde. Além disso, também são utiliza-se os dados do contribuinte no ano anterior.
A partir de 2023 a Receita Federal incorporou outras informações a essa declaração, tais como: dados sobre imóveis adquiridos; doações efetuadas; saldos em criptoativos; atualização dos saldos de contas correntes e fundos de investimentos em 31/12 do ano anterior para ativos que já haviam sido informados no IR declarado no ano anterior; Inclusão de contas bancárias ou fundos de investimentos novos;
Vale lembrar que mesmo que a declaração venha com dados pré-preenchidos, é importante verificar cada item com cautela para não carregar erros na entrega.
Afinal, a própria Receita orienta que é de responsabilidade do contribuinte conferir todos os dados presentes na declaração, independente do processo escolhido. De forma, que caso seja necessário, deve-se corrigir ou alterar dados incorretos.
Para quem a declaração pré-preenchida é indicada?
Anteriormente a declaração pré-preenchida limitou-se a um número de pessoas, pois embora exista desde 2014, somente quem possuía certificado digital poderia fazer esta declaração. A partir de 2022, a Receita Federal disponibilizou a todos os contribuintes, com a única exigência que os mesmos tenham uma conta no site do governo (Gov.br) com o nível prata ou ouro.
Vale lembrar que se você tiver o nível inferior no caso, o Bronze, é possível aumentar de nível, preenchendo alguns requisitos de segurança bem simples, como validações por biometria facial ou dados bancários.
Para conseguir nível prata, basta fazer a validação pelo aplicativo gov.br (conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH) ou por meio de internet banking de bancos). Já para conquistar o nível ouro, a validação de reconhecimento facial acontece através de dados do TSE ou certificado digital.
Por último, mas não menos importante, para fazer a sua declaração pré-preenchida acesse qualquer uma das plataformas de entrega de declaração, incluindo o programa para computador, o aplicativo Meu Imposto de Renda e o preenchimento online no site da Receita (gov.br/receitafederal).