Pré-mercado: mais dados da inflação americana no radar

Medicina Notícias

Bom dia. Estamos na quinta-feira, 14 de março.

Cenários

Em um dia de poucas notícias, a atenção dos investidores se volta para mais um índice de inflação nos Estados Unidos. A inflação no atacado de fevereiro, medida pelo Producer Price Index (PPI), será divulgada logo mais.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

A mediana das projeções para fevereiro indica uma variação de 0,3%, nível semelhante à oscilação de janeiro. No acumulado em 12 meses, a projeção é de uma aceleração para 1,1%, acima dos 0,9% registrados nos 12 meses até janeiro.

No caso do “núcleo” do PPI, que exclui os preços mais voláteis de alimentos e de energia, a expectativa é de uma desaceleração na inflação para 0,2%, ante os 0,5% de janeiro. No acumulado em 12 meses, a mediana das projeções também indica uma desaceleração para 1,9% ante os 2,0% nos 12 meses até janeiro.

Perspectivas

O PPI acompanha a inflação no atacado e será a última divulgação de dados relevantes antes da reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), equivalente americano do Copom, agendada para os dias 19 e 20 de março. Os investidores esperam que as taxas de juro permaneçam inalteradas, mas procuram novas pistas sobre quando poderão começar os cortes nas taxas e quantos serão prováveis este ano.

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED), o banco central americano, tem declarado que os membros do Fomc estão esperando que os índices comprovem o retorno da inflação à meta de 2% ao ano antes de começarem a afrouxar a política monetária.

No início da semana, o índice de preços ao consumidor (Consumer Price Index, CPI) de fevereiro ficou acima do esperado, subindo 0,4% numa base mensal e 3,2% no acumulado em 12 meses.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Indicadores

Vendas no varejo (Jan)
Esperado: + 0,2%
Anterior: – 1,3%

Vendas no varejo (12m)
Esperado: 1,3%
Anterior: 1,3%

Inflação no atacado / PPI (Fev)
Esperado: 0,3%
Anterior: 0,3%

Inflação no atacado / PPI (12m)
Esperado: 1,1%
Anterior: 0,9%

Núcleo da inflação no atacado / PPI (Fev)
Esperado: 0,2%
Anterior: 0,5%

Núcleo da inflação no atacado / PPI (12m)
Esperado: 1,9%
Anterior: 2,0%

Pedidos iniciais de seguro-desemprego
Esperado: 218 mil
Anterior: 217 mil



Fonte: Externa

BRAIP ads_banner