TCU manda Aneel compartilhar informações da Enel com governo de SP e cidades afetadas por apagão | Brasil

Medicina Notícias

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nesta quarta-feira (16) à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que providencie “imediatamente” o compartilhamento das informações em tempo real do centro de operações da distribuidora Enel. Os dados, de acordo com a decisão, devem ser compartilhados com o Governo de São Paulo e com os municípios afetados pelo apagão da semana passada.

A proposta aprovada pelo plenário foi apresentada pelo ministro Augusto Nardes, relator da representação encaminhada esta semana pelo Ministério Público de Contas. Nardes esteve na capital paulista esta semana e disse aos colegas que a situação ainda “é muito grave”. Segundo seu relato, a Enel não demonstrou capacidade de governança para lidar com o problema e para evitar que novos apagões voltem a ocorrer.

Nardes afirmou que uma possível intervenção na empresa será analisada depois, mas destacou que o país tem que se preparar com antecipação para os fortes eventos climáticos que serão cada vez mais frequentes. “É urgente que temos que tomar medidas”, disse.

— Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner