Tudo sobre Android
O YouTube Create é uma alternativa para editar vídeos sem dificuldades e sem precisar contratar o Adobe Premiere ou algum app profissional. Ainda em versão de testes, a plataforma já está disponível para brasileiros no Android. Veja como trabalhar as filmagens no app do Google em 5 passos.
1) Formato
Algumas plataformas exigem formatos específicos para enviar vídeos. O YouTube Shorts, além do Instagram Stories e Reels, por exemplo, requer que as imagens permaneçam na vertical. Preferencialmente na resolução 1080 x 1920 pixels.
No entanto, se você publicar um vídeo no YouTube diretamente, existe a possibilidade de submetê-lo na horizontal, com a resolução de 1920 x 1080 pixels ou superior.
2) Selecionar os trechos
Nem todas as partes que você filmou precisam entrar no vídeo. Ao longo da captura, existem alguns trechos que entraram acidentalmente ou até mesmo não são necessários. Por exemplo, o momento em que você estava se preparando para começar a falar na frente da câmera.
Por isso, é importante selecionar os trechos que realmente são necessários. Esse ajuste é realizado pela própria linha do tempo do YouTube Create, onde é possível remover ou até mover partes do vídeo do começo para o final ou vice-versa.
3) Legenda
A legenda não só oferece acessibilidade como permite que o conteúdo seja consumido até mesmo quando o celular está sem som. Ao habilitá-la, as falas do vídeo são transcritas e exibidas em forma de texto sobre a imagem.
Apesar de ter uma opção para inserir legendas, o YouTube Create apenas transcreve áudios em inglês, espanhol e hindi. Portanto, será preciso incluir os rótulos manualmente até que o Google libere a ferramenta para português.
4) Filtro
Os usuários conseguem tratar as imagens, para ajustar o brilho, contraste e muito mais. Além disso, é possível incluir filtros para personalizar a edição e dar um toque mais particular às filmagens.
Essa opção está disponível nativamente no YouTube Create e traz tanto filtros em preto e branco quanto coloridos, para dar um tom especial às imagens. Outro caminho é incluir efeitos, como caleidoscópio, câmera térmica e muito mais.
5) Música
Fez todos os ajustes e quer dar aquela animada na narração? O YouTube garante um acervo de músicas e efeitos sonoros para ser incluído no vídeo, sendo todos sem a necessidade de pagar o direito de uso.
Se preferir, você ainda consegue subir arquivos de som guardados no próprio dispositivo para não ficar limitado às opções do app. No entanto, fique atento às normas de direito autoral para evitar problemas ao publicar o seu vídeo.